sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Recall, o que era exceção está virando regra!

Para quem pensa que somente carro velho pode pegar fogo, faltar freio, ou oferecer qualquer outro tipo de problema relacionado à segurança dos ocupantes, fiz um levantamento rápido de alguns recalls que ocorreram no ano de 2013. Assim fica a dúvida, caiu a qualidade dos automóveis? Optimizaram carga de testes? Aguardam o cliente utilizar para relatar os problemas? Quais os critérios para liberar a produção de um automóvel como S-10 TrailBlazer que custa mais de R$ 100.000,00 e pode vir a incendiar?

1 - Recall do Volkswagen Fox, Gol e Voyage – Problema no Motor
cerca de 400 mil automóveis da Volkswagen deverão ser “recolhidos” em um recall em todo o território brasileiro
manda a fabricante a analisar o desgaste prematuro do motor 1.0 de alguns modelos de carros dos anos 2009/2010, sendo eles o Fox, o Gol e o Voyage. O motivo da liminar foi que foram constatados alguns problemas nos motores devido a algumas irregularidades no óleo, o que foi admitido pela própria Volkswagen.
fonte: http://www.carrobonito.com/2013/01/18/recall-do-volkswagen-fox-gol-e-voyage-problema-no-motor/

2 - Volkswagen anuncia recall da Amarok e Tiguan
Em nota, a empresa afirmou que no caso da Amarok, em função de vibrações e eventual atrito entre tubulações de combustível, há possibilidade de ocorrência de fissuras nestas tubulações, o que pode ocasionar vazamento e, nesse caso, risco de incêndio do veículo.
Em relação ao recall da Tiguan, foi constatado a possibilidade de falha no revestimento superficial do fusível, o que pode levar ao seu rompimento, afetando parcialmente o sistema de iluminação externa do veículo e comprometendo a visibilidade, com riscos de acidente.
fonte: http://br.noticias.yahoo.com/volkswagen-anuncia-recall-amarok-tiguan-113749288--finance.html

3 - problema nos freios do utilitário-esportivo Dodge Journey. O defeito faz com que seja sentida trepidação no pedal. Em seguida, trocam-se pastilhas e discos e algum tempo depois a anomalia volta a ocorrer. O defeito atinge diversas unidades do modelo e já foi alvo de recall em 2011, mas persiste em veículos produzidos depois disso. Geraldo relatou sua história durante audiência pública realizada pelo MPMG no último dia 23 (reportagem publicada em 25 de setembro de 2013) e, em pesquisa com consumidores, o caderno Vrum constatou que o defeito não é um caso isolado. Além de atingir outras unidades do Dodge Journey, manifesta-se também no Fiat Freemont – exatamente o mesmo carro.
fonte: http://es.vrum.com.br/app/301,19/2013/10/21/interna_noticias,48536/fiat-pode-ser-denunciada-por-recall-nao-efetivo-para-o-freemont-e-dodge-journey.shtml

4 -  A Fiat anunciou na segunda-feira (29/07/2013) o recall de 3.029 veículos Palio e Strada. Os modelos envolvidos são: Palio Fire Economy 2 portas e 4 portas, Strada Fire 1.4 flex e Strada Fire cabine estendida 1.4 Flex, anos 2012 e 2013 e equipados com air bag duplo.
De acordo com a montadora, o recall será realizado devido a problemas nos fechos de fixação dos cintos de segurança dianteiros dos assentos do motorista e do passageiro.
fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2013/07/recall-da-fiat-atinge-3029-veiculos.html

5 - A General Motors do Brasil convocou na quarta-feira (04/12/2013) os proprietários dos veículos Chevrolet S10 e Trailblazer Diesel 2014 a comparecerem a uma concessionária da marca, a partir do dia 06 de dezembro, para inspeção e eventual substituição do cabo de bateria e instalação de protetor no cabo de bateria.
De acordo com a empresa, há a possibilidade de atrito do cabo de bateria com a aresta metálica da bandeja da bateria, o que pode danificar a capa isoladora do cabo e provocar um curto circuito. Assim, por conta de tal defeito, pode ocorrer o desligamento involuntário do motor e incêndio no compartilhamento do motor, com risco de colisão do veículo e queimadura em seus ocupantes e em terceiros.
Para mais informações, a GM disponibiliza o telefone 0800 7024200 e o site www.chevrolet.com.br.
Vale destacar, que os veículos afetados foram produzidos entre 25 de janeiro e 02 de outubro de 2013, com numeração de chassis de EC400001 a EC415117.
fonte: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/3088235/convoca-recall-s10-trailblazer-por-risco-incendio

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